A Reflexologia é uma forma de trabalho de massagem corporal onde a massoterapeuta se concentra principalmente nos pés.

Como isso funciona a reflexologia?

A teoria subjacente a reflexologia é que existem áreas “reflex” sobre os pés e as mãos que correspondem a órgãos específicos, glândulas e outras partes do corpo.

Por exemplo:

As pontas dos dedos dos pés com toques podem refletir a cabeça, coração e no peito são em torno da bola do pé.
O fígado, pâncreas e rim estão no arco do pé.
Lombar e intestinos são para o salto.
Ele acreditava que determinadas áreas dos pés e mãos estavam ligados a outras áreas e órgãos do corpo. Este conceito foi promovido por fisioterapeuta Eunice Ingham na prática moderna da reflexologia.

Os praticantes acreditam que a aplicação de pressão para essas áreas reflexas, podem promover a saúde nos órgãos correspondentes através de caminhos energéticos.

Dr. William H. Fitzgerald introduziu este conceito de “terapia de zona” em 1915. fisioterapeuta americana Eunice Ingram desenvolveu ainda mais essa teoria zona na década de 1930 em que é hoje conhecida como reflexologia.

A explicação científica é que a pressão pode enviar sinais que equilibram o sistema nervoso ou libertam substâncias químicas tais como endorfinas que reduzem a dor e estresse.

Como é? Segue alguns pontos:

1. A reflexologia é extremamente relaxante.

2. Reflexologia não deve ser doloroso. Se sentir desconforto, não se esqueça de dizer ao reflexologista. Ele ou ela deve trabalhar dentro de sua zona de conforto.

3. Algumas áreas podem ser sensíveis ou doloridos, o reflexologista pode gastar mais tempo sobre esses pontos. A dor deve diminuir com a pressão.

4. Se você é sensível, não se preocupe. O reflexologista aplica uma pressão firme e mais adequada para os pés.

Oque diferencia das outras massagens?

Massagem nos pés é semelhante a massagem sueca, o tipo mais comum de massagem na América do Sul. As pessoas costumam usar óleo de massagem ou loção e usar traços suaves de deslizamento por todo o pé. Reflexologia é bastante diferente. Enquanto muitas pessoas acham reflexologia relaxante, é baseado na teoria de que certos pontos dos pés correspondem a determinados órgãos e partes do corpo e que a aplicação de pressão para as áreas podem promover a saúde nas partes correspondentes.

A massagem reflexora combate o seguintes:

1.Estresse e condições relacionadas com o stress

2.Dores de cabeça tensionais

3.Distúrbios digestivos

4. Artrite

5. Insônia

6. Desequilíbrios hormonais

7. Lesões esportivas

8.Distúrbios menstruais, como a síndrome pré-menstrual (TPM)

9.Problemas digestivos, como constipação

Reflexologia é uma terapia alternativa popular. Ele promove o relaxamento, melhora a circulação, reduz a dor, alivia os pés cansados, e incentiva a cura total.

Reflexologia é usado também para o pós-operatório ou cuidados paliativos. Um estudo publicado na revista American Cancer Society descobriu que um terço dos pacientes com câncer utilizado reflexologia como uma terapia complementar.

Reflexologia é recomendada como uma terapia complementar e não deve substituir o tratamento médico.

Tratamento típico de reflexologia como

Um tratamento típico é de 45 minutos a 60 minutos de duração e começa com uma consulta sobre a sua saúde e estilo de vida.

O reflexologista vai avaliar os pés e, em seguida, estimula vários pontos para identificar as áreas de sensibilidade ou tensão.

O reflexologista então usa movimentos bruscos para aquecer os pés para cima. Em seguida, é aplicada pressão dos dedos do pé para o calcanhar de acordo com o seu conforto.

Pode ser usado óleo ou loção.

Como me sentirei depois?

A maioria das pessoas sentir-se calmo e relaxado depois de um tratamento. Eles podem até se sentir sonolento.

Ocasionalmente, as pessoas sentem náuseas, ansiedade, mas isso é apenas temporário e é considerado como parte do processo de cura.

Precauções

Se você estiver grávida, fale com o seu médico em primeiro lugar e deixar o reflexologista sabe.
Certifique-se de dar o reflexologista uma história completa e precisa de saúde. Se você tiver úlceras nos pés, lesões ou doença dos vasos sanguíneos, como coágulos de sangue, consulte seu médico antes de ter reflexologia.